Como corrigir o erro ao estabelecer uma conexão com o banco de dados no WordPress

Categoria

WordPress

Postado em

1 de fevereiro de 2020

Tempo de leitura

11 minutos

Visualizações

708

Você está vendo o aviso 'Erro ao estabelecer uma conexão com o banco de dados' no seu site WordPress?
É um erro fatal que torna seu site WordPress inacessível aos usuários.
Este erro ocorre quando o WordPress não consegue fazer uma conexão com o banco de dados.
Várias coisas podem afetar a conexão com o banco de dados do WordPress, o que dificulta a solução de problemas para iniciantes.
Neste artigo, mostraremos como corrigir facilmente o erro ao estabelecer uma conexão com o banco de dados no WordPress.

O que causa erro ao estabelecer uma conexão com o banco de dados no WordPress?

O problema 'Erro ao estabelecer uma conexão com o banco de dados' pode ser causado por informações incorretas do banco de dados nas configurações do WordPress, no banco de dados corrompido ou em um servidor de banco de dados diferente.

Um banco de dados é um software que facilita o armazenamento, a organização e a recuperação de dados em outro software.

Como um sistema de gerenciamento de conteúdo, o WordPress usa um banco de dados para armazenar todo o seu conteúdo e outros dados do site. Em seguida, ele se conecta ao banco de dados sempre que alguém visita seu site.

O WordPress precisa das seguintes informações para conectar-se ao banco de dados:

– Nome do banco de dados
– Nome de usuário do banco de dados
– Senha do banco de dados
– Servidor de banco de dados

Essas informações são armazenadas no seu arquivo de configuração do WordPress chamado wp-config.php .

Se algum desses itens estiver incorreto, o WordPress não conseguirá se conectar ao seu servidor de banco de dados e você verá o erro 'Erro ao estabelecer uma conexão com o banco de dados'.

É um dos erros mais comuns do WordPress . Além das credenciais incorretas, esse erro também pode aparecer se o servidor do banco de dados estiver inativo ou se os arquivos do banco de dados estiverem corrompidos.

Vamos dar uma olhada em como corrigir esse erro no WordPress com a solução passo a passo.

1. Verifique suas credenciais de banco de dados do WordPress

O motivo mais comum para erro de conexão com o banco de dados no WordPress são credenciais de banco de dados incorretas. Se você mudou recentemente seu site WordPress para um novo host , esse pode ser o motivo mais provável.

Suas credenciais do banco de dados do WordPress são armazenadas no arquivo wp-config.php. É o arquivo de configuração do WordPress que contém configurações importantes do WordPress, incluindo informações do banco de dados.

Se você não editou o arquivo wp-config.php antes, consulte nosso guia sobre como editar o arquivo wp-config.php no WordPress.

Você procurará as seguintes linhas no arquivo wp-config.php.

// ** Configurações do MySQL - Você pode obter essas informações no seu host ** //

/** Nome do banco de dados */
define( 'DB_NAME', 'database_name_here' );

/** Usuário do banco de dados MySQL */
define( 'DB_USER', 'username_here' );

/** Senha do Banco de Dados MySQl */
define( 'DB_PASSWORD', 'password_here' );

/** Host do Banco de Dados MySQL */
define( 'DB_HOST', 'localhost' );

Você precisa garantir que as informações de acesso ao banco de dados, nome de usuário, senha e host do banco de dados estejam corretas.

Você pode confirmar essas informações no painel da sua conta de hospedagem WordPress . Basta fazer login na sua conta de hospedagem e clicar nos bancos de dados MySQL na seção banco de dados.

Corrigir erro de conexão ao banco de dados do WordPress - cPanel

Isso o levará à página de gerenciamento de banco de dados no seu painel de controle de hospedagem. A partir daqui, você pode descobrir o nome do banco de dados e o nome de usuário.

Corrigir erro de conexão ao banco de dados do WordPress - cPanel - relations

Abaixo disso, você encontrará os usuários e links do banco de dados para alterar a senha do usuário.

Corrigir erro de conexão ao banco de dados do WordPress - cPanel - update password

Depois de confirmar o nome do banco de dados, o nome de usuário e a senha, você poderá alterar essas informações no arquivo wp-config.php, se necessário.

Depois disso, tente visitar seu site novamente para verificar se o erro de conexão com o banco de dados se foi.

Se você ainda conseguir ver o erro, isso significa que algo está errado. Continue lendo para obter mais etapas de solução de problemas.

 

2. Verifique as informações do host do banco de dados

Se você tiver certeza de que as informações de nome, nome de usuário e senha do banco de dados estão corretas, convém verificar se está usando as informações corretas do host do banco de dados.

A maioria das empresas de hospedagem WordPress usa o host local como seu host de banco de dados. No entanto, algumas empresas gerenciadas de hospedagem WordPress usam servidores separados para hospedar bancos de dados. Nesse caso, as informações do host do banco de dados não serão localhost.

Você precisa entrar em contato com sua empresa de hospedagem WordPress para confirmar as informações do host do banco de dados.

 

3. Repare o banco de dados do WordPress

Se você estiver recebendo um erro diferente no wp-admin, por exemplo, algo como “Uma ou mais tabelas do banco de dados não estão disponíveis. O banco de dados pode precisar ser reparado ”, é necessário reparar o banco de dados.

Você pode fazer isso adicionando a seguinte linha no seu arquivo wp-config.php. Adicione-o antes de ‘Isso é tudo, pare de editar! Blog feliz ‘linha wp-config.php.

define( 'WP_ALLOW_REPAIR' , true );

Depois de fazer isso, você poderá ver as configurações visitando esta página: http://www.seusite.com.br/wp-admin/maint/repair.php

Nota: o usuário não precisa estar logado para acessar a página de reparo do banco de dados. Depois de reparar e otimizar seu banco de dados, remova esse código do seu wp-config.php.

4. Verifique se o servidor de banco de dados está inoperante

Se tudo parecer correto, e o WordPress ainda não conseguir se conectar ao banco de dados, o servidor de banco de dados (servidor MySQL) poderá estar inativo.

Isso pode acontecer devido ao tráfego intenso em um servidor. Basicamente, o servidor host simplesmente não consegue lidar com a carga (especialmente quando você está em hospedagem compartilhada ).

Seu site ficará muito lento e, para alguns usuários, pode até gerar o erro. Portanto, a melhor coisa a fazer é entrar em contato com o seu provedor de hospedagem e perguntar se o servidor MySQL esta operante.

Se você tiver outros sites em execução no mesmo servidor, poderá verificar esses sites para confirmar se o servidor SQL está inoperante.

Se você não possui outro site na mesma conta de hospedagem, basta acessar o painel de hospedagem e tentar acessar o phpMyAdmin e conectar o banco de dados.

Se você pode se conectar, precisamos verificar se o usuário do banco de dados tem permissão suficiente. Crie um novo arquivo chamado testandoconexao.php e cole o seguinte código:

<?php
$link = mysqli_connect('localhost', 'username', 'password');
if (!$link) {
die('Não conectato, verifique os dados de conexão: ' . mysqli_error());
}
echo 'Conectado com sucesso!';
mysqli_close($link);
?>

Certifique-se de substituir o nome de usuário e a senha. Agora você pode fazer o upload deste arquivo para o seu site e acessá-lo via navegador da web.

Se o script foi conectado com sucesso, significa que o usuário tem permissão suficiente e há algo mais errado.

Volte ao seu arquivo wp-config para garantir que tudo esteja correto (verifique novamente se há erros de digitação).

Outras soluções que funcionaram para usuários

Se as dicas de solução de problemas mencionadas acima não tiverem corrigido o erro de conexão com o banco de dados em seu site, tente estas etapas adicionais.

Relatadas por nossos usuários, essas etapas ajudaram alguns usuários a resolver o erro de conexão com o banco de dados em seus sites.

1. Atualize o URL do site WordPress

Tente atualizar o URL do site WordPress usando phpMyAdmin. Basta acessar o phpMyAdmin no painel da sua conta de hospedagem e selecionar seu banco de dados do WordPress.

Corrigir erro de conexão ao banco de dados do WordPress - PHPMYADMINpng

Depois disso, clique no menu SQL na parte superior e insira a seguinte consulta MySQL.

UPDATE wp_options SET option_value='URL_DO_SEU_SITE_AQUI' WHERE option_name='siteurl'

Não se esqueça de fornecer o URL do seu próprio site e altere wp_options para o seu próprio nome de tabela, pois você pode ter alterado o prefixo da tabela do WordPress .

2. Reiniciando o servidor Web

Usuários em servidores dedicados, servidor local e servidores virtuais privados (VPS) podem tentar reiniciar seus servidores.

Isso reiniciará o servidor da Web e de banco de dados, o que pode corrigir algumas falhas temporárias que causam o erro.

3. Peça ajuda

Se mesmo assim tudo que foi feito acima não funcionar, entre em contato com sua empresa de hospedagem.

Caso não consiga solucionar o problema, entre em contato conosco, terei o maior prazer em analisar e passar o orçamento para correção. 😀

Gostou? compartilhe nas redes!! ;)

Deixe seu comentário