O melhor guia para aumentar a velocidade e o desempenho do WordPress

Categoria: WordPress Tags: Postado em: 11 de setembro de 2018 449

Você quer acelerar o seu site WordPress? As páginas de carregamento rápido melhoram a experiência do usuário, aumentam suas visualizações de página e ajudam no seu SEO do WordPress. Neste artigo, compartilharemos as dicas de otimização de velocidade mais úteis do WordPress para aumentar o desempenho do WordPress e acelerar o seu site.

Ao contrário de outras listas de “X melhores plugins de cache WordPress” ou genéricos “X dicas para acelerar o WordPress” tutoriais, este artigo é um guia completo para otimização de desempenho do WordPress.

Nós incluímos tudo, desde por que a velocidade é importante, o que retarda o seu site WordPress para passos úteis que você pode tomar para melhorar a velocidade do seu WordPress imediatamente.

Para facilitar, criamos um índice para ajudá-lo a navegar em nosso guia final para acelerar o seu site WordPress.

 

Índice

Noções básicas de desempenho do WordPress

Acelerando o WordPress em etapas fáceis (sem codificação)

Melhores práticas de otimização de desempenho do WordPress

Ajuste fino do WordPress para velocidade (avançado)

 

Por que a velocidade é importante para o seu site WordPress?

Estudos mostram que de 2000 a 2016, a média de atenção humana caiu de 12 segundos para 7 segundos.

O que isso significa para você como proprietário de um website?

Você tem muito pouco tempo para mostrar aos usuários seu conteúdo e convencê-los a permanecer no seu website.

Um site lento significa que os usuários deixarão seu site antes mesmo de serem carregados.

De acordo com um estudo da StrangeLoop que envolveu Amazon, Google e outros sites maiores, um atraso de 1 segundo no tempo de carregamento da página pode levar a 7% de perda nas conversões, 11% menos exibições de página e 16% na satisfação do cliente.

Além disso, o Google e outros mecanismos de pesquisa já começaram a penalizar sites mais lentos, empurrando-os para baixo nos resultados de pesquisa, o que significa menor tráfego para sites lentos.

Para resumir tudo, se você quer mais tráfego, assinantes e receita do seu site, então você deve deixar o seu site WordPress RÁPIDO!

 

Como verificar sua velocidade do site WordPress?

Muitas vezes, os iniciantes acham que o site deles está bom apenas porque não parece lento no computador. Isso é um grande erro.

Como você acessa seu próprio website com frequência, os navegadores modernos, como o Google Chrome, armazenam seu site em cache e fazem a pré busca automática assim que você começa a digitar um endereço. Isso faz com que seu site seja carregado quase instantaneamente.

No entanto, um usuário normal que está visitando seu website pela primeira vez pode não ter a mesma experiência.

De fato, usuários em diferentes localizações geográficas terão uma experiência completamente diferente.

É por isso que recomendamos que você teste a velocidade do seu site usando uma ferramenta como o Pingdom .

É uma ferramenta on-line gratuita que permite testar a velocidade do seu site em diferentes locais.

Depois de executar o teste de velocidade do seu site, você pode estar se perguntando o que é uma boa velocidade de site que eu deveria procurar?

Um bom tempo de carregamento da página é inferior a 2 segundos.

No entanto, quanto mais rápido você conseguir, melhor será. Alguns milissegundos de melhorias aqui e ali podem resultar na remoção de metade ou até um segundo do tempo de carregamento.

[voltar ao topo]

 

O que retarda o seu site WordPress?

Seu relatório de teste de velocidade provavelmente terá várias recomendações para melhoria. No entanto, a maioria é jargão técnico, o que é difícil para os iniciantes entenderem.

No entanto, entender o que retarda o seu site é fundamental para melhorar o desempenho e tomar decisões de longo prazo mais inteligentes.

As principais causas para um site WordPress lento são:

  • Web Hosting – Quando o seu servidor de hospedagem não está configurado corretamente, pode prejudicar a velocidade do seu site.
  • Configuração do WordPress – Se o seu site WordPress não está servindo páginas em cache, sobrecarregará seu servidor, fazendo com que seu site fique lento ou falhe completamente.
  • Tamanho da página – principalmente imagens que não são otimizadas para a web.
  • Plugins ruins – Se você estiver usando um plugin mal codificado, isso pode diminuir significativamente o seu site.
  • Scripts externos – Scripts externos, como anúncios, carregadores de fontes, etc., também podem ter um grande impacto no desempenho do seu site.

Agora que você sabe o que atrasa seu site WordPress, vamos dar uma olhada em como acelerar o seu site WordPress.

[voltar ao topo]

 

Importância da boa hospedagem WordPress

Seu serviço de hospedagem WordPress desempenha um papel importante no desempenho do site. Um bom provedor de hospedagem compartilhada , como a LineHost , toma as medidas extras para otimizar o desempenho do site.

No entanto, na hospedagem compartilhada, você compartilha os recursos do servidor com muitos outros clientes. Isso significa que, se o site vizinho receber muito tráfego, isso poderá afetar todo o desempenho do servidor, o que, por sua vez, tornará o site mais lento.

Por outro lado, usando um serviço gerenciado de hospedagem WordPress , você terá as configurações de servidor mais otimizadas para executar o WordPress. As empresas de hospedagem de WordPress gerenciadas também oferecem backups automáticos, atualizações automáticas do WordPress e configurações de segurança mais avançadas para proteger seu site.

Recomendamos o Line Host como nosso provedor de hospedagem WordPress gerenciado preferido.

[voltar ao topo]

 

Acelerando o WordPress em etapas fáceis (sem codificação)

Sabemos que fazer alterações na configuração do seu site pode ser um pensamento aterrorizante para iniciantes, especialmente se você não for um geek da tecnologia.

Mas não se preocupe, você não está sozinho. Ajudamos milhares de usuários do WordPress a melhorar o desempenho do WordPress.

Vamos mostrar-lhe como você pode acelerar o seu site WordPress com apenas alguns cliques (sem necessidade de codificação).

Se você pode apontar e clicar, você pode fazer isso!

 

Instalar um plugin de cache do WordPress

As páginas do WordPress são “dinâmicas”. Isso significa que elas são criadas na hora toda vez que alguém visita uma postagem ou uma página no seu site. Para construir suas páginas, o WordPress precisa executar um processo para localizar as informações necessárias, juntar tudo e exibi-las ao usuário.

Esse processo envolve muitas etapas e pode realmente tornar o site mais lento quando você tem várias pessoas visitando seu site de uma só vez.

É por isso que recomendamos que todos os sites do WordPress usem um plugin de cache. O cache pode tornar seu site WordPress em qualquer lugar de 2x a 5x mais rápido.

Funciona da seguinte forma: em vez que percorrer todo o processo de geração de páginas todas as vezes, seu plugin de armazenamento em cache faz uma cópia da página após o primeiro carregamento e, em seguida, veicula a versão em cache para cada usuário subsequente.

 

Cacheando Página WordPress

 

Como você pode ver nos gráficos acima, quando um usuário visita seu site WordPress, que é construído usando PHP, seu servidor recupera informações de um banco de dados MySQL e seus arquivos PHP e, em seguida, tudo é reunido em um conteúdo HTML que é servido para o usuário. É um processo longo, mas você pode pular muito quando usar o cache.

Existem muitos plugins de cache do WordPress disponíveis, mas recomendamos o uso do plugin WP Rocket (premium) ou WP Super Cache (gratuito).

Nota: Se você estiver usando um provedor de hospedagem WordPress gerenciado, não precisará de um plugin de armazenamento em cache porque eles cuidam disso para você.

Bônus: Você pode combinar plugins de armazenamento em cache com um firewall de aplicativo da web, como CloudFlare ou Sucuri, para aumentar o desempenho máximo.

 

[voltar ao topo]

 

Otimizar imagens para aumentar a velocidade

Otimizar Imagens WordPress

 

As imagens trazem vida ao seu conteúdo e ajudam a impulsionar o engajamento. Pesquisadores descobriram que o uso de imagens coloridas torna as pessoas 80% mais propensas a ler seu conteúdo.

Mas se suas imagens não forem otimizadas, elas podem estar atrapalhando mais do que ajudando. Na verdade, imagens não otimizadas são um dos problemas de velocidade mais comuns que vemos em sites iniciantes.

Antes de enviar uma foto diretamente de seu celular ou câmera, recomendamos que você use um software de edição de fotos para otimizar suas imagens para a web.

Em seus formatos originais, essas fotos podem ter tamanhos de arquivo enormes. Mas, com base no formato do arquivo de imagem e na compactação escolhida no software de edição, você pode diminuir o tamanho da imagem em até 5x.

Na Point Comunicação, usamos apenas dois formatos de imagem: JPEG e PNG.

Agora você pode estar se perguntando: qual é a diferença?

Bem, o formato de imagem PNG é descompactado. Quando você compacta uma imagem, ela perde algumas informações, portanto, uma imagem descompactada terá maior qualidade com mais detalhes. A desvantagem é que é um tamanho de arquivo maior, por isso demora mais para carregar.

O JPEG, por outro lado, é um formato de arquivo compactado que reduz ligeiramente a qualidade da imagem, mas é significativamente menor em tamanho.

Então, como decidimos qual formato de imagem escolher?

  • Se a nossa foto ou imagem tem muitas cores diferentes, então usamos o JPEG.
  • Se é uma imagem mais simples ou precisamos de uma imagem transparente, então usamos o PNG.

A maioria das nossas imagens são JPEGs.

Abaixo está um gráfico de comparação dos tamanhos dos arquivos e da ferramenta de compressão diferente que poderíamos ter usado para a imagem StrangeLoop usada acima.

 

Gráfico de Imagens Otimizadas

 

Como você pode ver no gráfico, o formato de imagem que você usa pode fazer uma enorme diferença no desempenho do seu site.

 

[voltar ao topo]

 

Melhores práticas de otimização de desempenho do WordPress

Depois de instalar um plugin de armazenamento em cache e otimizar suas imagens, você perceberá que seu site começará a ser carregado muito mais rápido.

Mas se você realmente quiser manter seu website o mais rápido possível, precisará usar as práticas recomendadas listadas abaixo.

Essas dicas não são muito técnicas, portanto, você não precisa saber nenhum código para implementá-las. Mas usá-los evitará problemas comuns que retardarão seu site.

 

Mantenha seu site WordPress atualizado

Mantenha seu site WordPress sempre atualizado

 

Como um projeto de código aberto bem mantido, o WordPress é atualizado com frequência. Cada atualização não apenas oferece novos recursos, mas também corrige problemas de segurança e bugs. Seu tema e plugins do WordPress também podem ter atualizações regulares.

Como proprietário de um site, é sua responsabilidade manter o site, o tema e os plugins do WordPress atualizados para as versões mais recentes. Não fazê-lo pode tornar o site lento e pouco confiável, além de torná-lo vulnerável a ameaças de segurança.

 

[voltar ao topo]

 

Use trechos na página inicial e nos arquivos

 

 

Por padrão, o WordPress exibe o conteúdo completo de cada artigo em sua página inicial e arquivos. Isso significa que sua página inicial, categorias, tags e outras páginas de arquivamento serão carregadas mais lentamente.

Outra desvantagem de mostrar artigos completos nessas páginas é que os usuários não sentem a necessidade de visitar o artigo real. Isso pode reduzir suas visualizações de página e o tempo que seus usuários passam no seu site.

Para acelerar os tempos de carregamento de páginas de arquivo, você pode configurar seu site para exibir trechos em vez do conteúdo completo.

Você pode navegar para  Configurações »Leitura e selecionar” Para cada artigo em um feed, mostrar: Resumo “em vez de” Texto Completo “.

 

 

[voltar ao topo]

 

Dividir comentários em páginas

 

Dividir comentários WordPress

 

Está tendo muitos comentários em seus posts ? Parabéns! Esse é um ótimo indicador de um público engajado.

Mas a desvantagem é que carregar todos esses comentários pode afetar a velocidade do seu site.

WordPress vem com uma solução embutida para isso. Simplesmente vá em Configurações »Discussão e marque a caixa ao lado da opção” Quebrar comentários em páginas “.

 

 

[voltar ao topo]

 

Use uma rede de entrega de conteúdo (CDN)

Lembre-se de como mencionamos acima que usuários em diferentes localizações geográficas podem ter diferentes tempos de carregamento em seu site?

Isso porque a localização de seus servidores de hospedagem na Web pode afetar a velocidade do seu site. Por exemplo, digamos que sua empresa de hospedagem tenha seus servidores nos Estados Unidos. Um visitante que também esteja nos Estados Unidos geralmente verá tempos de carregamento mais rápidos do que um visitante na Índia.

Usando um CDN, ou Content Delivery Network, pode ajudar a acelerar os tempos de carregamento para todos os seus visitantes.

Um CDN é uma rede composta por servidores em todo o mundo. Cada servidor armazenará arquivos “estáticos” usados ​​para compor seu site. Os arquivos estáticos são arquivos imutáveis, como imagens, CSS e JavaScript, ao contrário das páginas do WordPress que são “dinâmicas”, conforme explicado acima.

Quando você usa um CDN, toda vez que um usuário visita seu site, ele recebe esses arquivos estáticos de qualquer servidor que esteja mais próximo deles. Seu próprio servidor de hospedagem também será mais rápido, já que o CDN está fazendo muito trabalho.

Você pode ver como isso funciona neste infográfico.

Nós usamos o MaxCDN em todos os nossos projetos, incluindo aqui na Point Comunicação. Ele funciona bem com os sites do WordPress e complementa seus plugins de cache existentes no WordPress para tempos de carregamento ainda mais rápidos.

 

[voltar ao topo]

 

Não faça upload de vídeos diretamente para o WordPress

 

Você pode enviar vídeos diretamente para o seu site WordPress e eles serão exibidos automaticamente em um player HTML5…

Mas você nunca deve fazer isso!

Hospedar vídeos custará sua largura de banda. Você pode ser cobrado taxas adicionais pela sua empresa de hospedagem, ou eles podem até mesmo encerrar o seu site completamente, mesmo que o seu plano inclua largura de banda “ilimitada”.

A hospedagem de vídeos também aumenta enormemente os tamanhos de backup e dificulta a restauração do WordPress a partir do backup .

Em vez disso, você deve usar um serviço de hospedagem de vídeo como o YouTube, Vimeo , DailyMotion, etc., e deixá-los cuidar do trabalho duro. Eles têm a largura de banda para isso!

O WordPress tem um recurso incorporado de incorporação de vídeo, para que você possa copiar e colar o URL do seu vídeo diretamente em sua postagem e ele será incorporado automaticamente.

 

[voltar ao topo]

 

Use um tema otimizado para velocidade

Ao selecionar um tema WordPress para o seu site, é importante prestar atenção especial à otimização de velocidade. Alguns temas bonitos e de aparência impressionante são, na verdade, mal codificados e podem tornar o site mais lento.

Geralmente é melhor usar um tema mais simples e usar plugins de qualidade para obter os recursos de que você precisa, em vez de escolher um tema repleto de layouts complexos, animações chamativas e outros recursos desnecessários.

 

[voltar ao topo]

 

Use um plugin de slider mais rápido

Sliders são outro elemento comum de web design que pode tornar o seu site lento.

Mesmo que suas imagens estejam todas otimizadas conforme descrito acima, um plug-in de slider mal codificado significará que todo o seu trabalho será desperdiçado.

Nós comparamos os melhores plugins Sliders WordPress para desempenho e recursos, e  Soliloquy  foi o mais rápido de longe.

Veja como ele se compara a outros plugins populares de sliders.

 

Use um plugin de slider mais rápido

 

[voltar ao topo]

 

Use um plugin de galeria de imagens mais rápido

Se você tiver um site de fotografia ou um portfólio , provavelmente irá desejar usar um plugin de galeria de imagens para exibir suas fotos.

É muito importante usar um plugin de galeria do WordPress otimizado para velocidade.

Recomendamos o uso da Envira Gallery , que é o melhor plugin de galeria do WordPress no mercado. Ele permite que você crie belas galerias de imagens que são muito rápidas de carregar.

Testamos sua velocidade em comparação com alguns outros plugins populares de galeria e descobrimos que o Envira Galley é quase duas vezes mais rápido:

 

Use um plugin de galeria de imagens mais rápido

[voltar ao topo]

 

Ajuste fino do WordPress para velocidade (avançado)

Usando as práticas recomendadas de otimização do WordPress e as dicas básicas de velocidade listadas acima, você verá uma grande melhoria nos tempos de carregamento do seu site.

Mas cada fração de segundo conta. Se você quiser obter a velocidade mais rápida possível, precisará fazer mais algumas alterações.

As dicas a seguir são um pouco mais técnicas, com algumas exigindo que você modifique os arquivos do seu site ou tenha uma compreensão básica do PHP . Você vai querer certificar-se de fazer backup de seu site em primeiro lugar apenas no caso.

 

Dividir posts grandes em páginas

dividir posts longos em páginas

Os leitores tendem a gostar de postagens de blogs mais longas e detalhadas. Postagens mais longas tendem a ter uma classificação mais alta nos mecanismos de busca.

Mas se você estiver publicando artigos longos com muitas imagens, isso poderá prejudicar seus tempos de carregamento.

Em vez disso, considere dividir seus posts mais longos em várias páginas.

WordPress vem com funcionalidade embutida para fazer isso. Basta adicionar a tag  <!––nextpage––> no seu artigo onde você deseja dividi-la na próxima página. Faça isso novamente se quiser dividir o artigo na próxima página também.

 

[voltar ao topo]

 

Reduzir solicitações HTTP externas

 

 

Muitos plugins e temas do WordPress carregam todos os tipos de arquivos de outros sites. Esses arquivos podem incluir scripts, folhas de estilo e imagens de recursos externos, como Google, Facebook, serviços de análise e assim por diante.

Não há problema em usar alguns deles. Muitos desses arquivos são otimizados para serem carregados o mais rápido possível, por isso é mais rápido do que hospedá-los em seu próprio site.

Mas se seus plugins estão fazendo muitas dessas solicitações, isso pode diminuir significativamente o seu site.

Você pode reduzir todas essas solicitações HTTP externas, desativando scripts e estilos ou mesclando-os em um arquivo.

 

[voltar ao topo]

 

Reduzir Chamadas de Banco de Dados

Nota: Esta etapa é um pouco mais técnica e requer conhecimento básico de arquivos de modelo PHP e WordPress .

Infelizmente, existem muitos temas WordPress mal codificados por aí. Eles ignoram as práticas padrão do WordPress e acabam fazendo chamadas diretas ao banco de dados, ou muitas solicitações desnecessárias ao banco de dados. Isso pode realmente retardar o seu servidor, dando-lhe muito trabalho a fazer.

Mesmo temas bem codificados podem ter código que faz chamadas de banco de dados apenas para obter informações básicas do seu blog.

Neste exemplo, toda vez que você vê  <?php, esse é o início de uma nova chamada de banco de dados:

<html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml" dir="<?php language_attributes(); ?>">
<head profile="http://gmpg.org/xfn/11">
<meta http-equiv="Content-Type" content="<?php bloginfo('html_type'); ?> 
charset=<?php bloginfo('charset'); ?>" />

Você não pode culpar os desenvolvedores de temas por isso. Eles simplesmente não têm outra maneira de descobrir em que idioma o seu site está.

Mas se você estiver personalizando seu site usando um tema filho , poderá substituir essas chamadas de banco de dados por informações específicas para reduzir todas as chamadas de banco de dados.

<html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml" dir="ltr">
<head profile="http://gmpg.org/xfn/11">
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=UTF-8" />

Revise seu tema pai para instâncias como essa que podem ser facilmente substituídas por informações estáticas.

 

[voltar ao topo]

 

Otimizar o banco de dados do WordPress

 

Depois de usar o WordPress por um tempo, seu banco de dados terá muitas informações que você provavelmente não precisa mais. Para melhorar o desempenho, você pode otimizar seu banco de dados para se livrar de todas essas informações desnecessárias.

Isso pode ser facilmente gerenciado com o  plugin WP-Sweep . Ele permite que você limpe seu banco de dados do WordPress, excluindo coisas como postagens descartadas, revisões, tags não utilizadas, etc. Ele também otimizará a estrutura do seu banco de dados com apenas um clique.

 

[voltar ao topo]

 

Limite de revisões de postagem

 

As revisões posteriores ocupam espaço no seu banco de dados do WordPress. Alguns usuários acreditam que as revisões também podem afetar algumas consultas de banco de dados executadas por plugins. Se o plugin não excluir especificamente as revisões posteriores, isso pode tornar o site mais lento, pesquisando-as desnecessariamente.

Você pode limitar facilmente o número de revisões que o WordPress mantém para cada artigo. Simplesmente adicione esta linha de código ao seu arquivo wp-config.php.

define( 'WP_POST_REVISIONS', 4 );

Esse código limitará o WordPress a salvar apenas as últimas 4 revisões de cada postagem ou página e descartar as revisões antigas automaticamente.

 

[voltar ao topo]

 

Desativar Hotlinking e uso indevido de conteúdo

 

Se você está criando conteúdo de qualidade em seu site WordPress, a triste verdade é que ele provavelmente será roubado mais cedo ou mais tarde.

Uma maneira de isso acontecer é quando outros websites veiculam suas imagens diretamente de seus URLs em seu website, em vez de enviá-las para seus próprios servidores. Na verdade, eles estão roubando sua largura de banda de hospedagem, e você não recebe nenhum tráfego para mostrar isso.

Basta adicionar este código ao seu arquivo .htaccess para bloquear o hotlink de imagens do seu site WordPress.

#desabilitar hotlinking de imagens com opção de imagem proibida ou personalizada
RewriteEngine on
RewriteCond %{HTTP_REFERER} !^$
RewriteCond %{HTTP_REFERER} !^http(s)?://(www\.)?pointcomunicacao.ppg.br [NC]
RewriteCond %{HTTP_REFERER} !^http(s)?://(www\.)?google.com [NC]
RewriteRule \.(jpg|jpeg|png|gif)$ – [NC,F,L]

Nota: Não esqueça de mudar o domínio pointcomunicacao.ppg.br para o seu próprio domínio.

 

[voltar ao topo]

 

É isso aí! Esperamos que este artigo tenha ajudado você a aprender alguns truques úteis para acelerar o WordPress e melhorar o desempenho.

Vá em frente e experimente algumas dessas técnicas. Certifique-se de testar a velocidade do seu site antes e depois, e nos informe seus resultados nos comentários.

 

Tradução: Point Comunicação

Texto por: WP Beginner

Créditos: WP Beginner

Gostou? compartilhe nas redes!! ;)

Deixe seu comentário

Compartilhar7
Twittar
+1
Compartilhar
Pin
7 Compart.